domingo, 19 de agosto de 2012


MESSIANISMO
Religiosidade e Revolta Sertaneja
A palavra messianismo é derivada de messias, que significa " O enviado de Deus ". O salvador originalmente, o termo refere-se á crença da religião judaica na futura vinda do messias, isto é, daquele que libertará o povo judeu dos sofrimentos, conduzindo-o á felicidade eterna na primeira república, os dois principais movimentos de caráter messianico foram canudos e contestado, caracterizados pela religiosidade e pelo sentimento de revolta dos sertanejos .
*Revolta de canudos (1893-1897) 
Nas últimas décadas do século XIX, parte da população nordestina, principalmente das regiões do semiárido, vivia de maneira miserável .

  • O declínio da produção açucareira ;
  • As constantes secas ;
  • A prepotência dos coronéis - fazendeiras ;
  • Os novos rumos políticos do país - com a República- que não trouxeram qualquer beneficio .

Antônio Conselheiro 
Foi nesse contexto de opressão e desesperança, durante o mandato do presidente  prudente de Morais, que Antônio Vicente Mendes Maciel (C. 1828-1897), apelidado  Antônio  conselheiro desenvolveu suas pregações politico-religiosos .
Vida em Canudos 
Milhares de pessoas mudaram-se para canudos : Sertanejos sem-terra, vaqueiros , ex-escravos, pequenos proprietários  pobres, homens e mulheres perseguidos pelos coronéis ou pela polícia . Segundo alguns pesquisadores o modo de vida da população de canudos apresenta, entre outras as seguintes características:

  • Praticava-se o sistema comunitário em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho eram repartidos . 
  • Não havia cobrança de tridentes ; etc..

Reação contra canudos 
Muitos grupos ficaram assustados com o crescimento de canudos. Para alguns menbros da igreja católica , Antônio conselheiro e seus seguidores representaram um perigo, porque desviavam os fies dessa instituições e da "fé verdadeira".
Guerra de Canudos 
Em novembro de 1896 tropas dos coronéis locais e do governo estadual baino foram enviados para acabar com o arraial (povoado) mas não conseguiram vencer as forças de canudos . Mais de 5 mil casas foram incendiadas  pelo exército . A população sertaneja morreu defendendo sua comunidade, numa das mais trágicas lutas da história da República. 
Guerra do Contestudo
Outro importante movimento messiânico ocorreu na fronteira entre Paraná  e Santa Catarina  em uma região contestada (disputada) pelos dois estados, que por isso ficou conhecida como contestado .
Antecedentes Gerais 
Era grande o número de sertanejos, estabelecidos nessa região, vivendo semi-isolados, da extração de erva-mate e madeira  e da criação de gado desde o século XVIII. Com o inicio da construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, em 1890 , muitos deles foram desalojados dessas terras, perdendo também seu meio de vida.
Fundação de Povoados 
Sem terras e famintos os sertanejos do contestado começaram a se organizar sob a liderança de um " monge" chamado João Maria . Após sua morte , seu lugar foi ocupado por outro "monge" Miguel Lucena Boa-ventura, conhecida como José Maria .
Derrotas dos Sertanejos 
Os sertanejos do contestado passaram a ser persiguidas por pessoas a mando de coronéis fazendeiros e dirigentes das empresas estrangeira estabelecidos nas região, com apoio de tropas do governo .
CANGAÇO
Revolta e violência no Nordeste 
Nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX, a míseria, a seca, a fome, a concetração de terras nas mãos dos coronéis fazendeiros e suas injustiças produziram no nordeste um ambiente favoravél á formação de grupos armados, que praticaram assaltos a fazendas, e muita vezes matavam pessoas .
Rei do Cangaço 
Entre os mais conhecidos grupos de cangaceiros destacaram se o de Antônio Silvino (1875-1944) e o de Virgulino Ferreira, mas conhecida como Lampião (C. 1897-1938), considerado  o " Rei do Cangaço". 
Revoltas no Rio de Janeiro 
 Mobilizações na capital da República 
Nem todas as revoltas da primeira república ocorreram no interior do país e no campo. Em algumas das maiores cidades especialmente na capital da República, Rio de Janeiro  também  ocorreram diferentes movimentos populares ou de certos grupos que se sentiam  oprimidos pela ordem social vigente.
Revolta da Vacina (1904) 
No inicio do século XX, a população do Rio de Janeiro  enfrentava graves problemas sociais (muita pobreza e alto índice de desempregado) e de saneamento ( existência de mangues, lixo amontoado nas ruas , ratos e mosquitos transmissores de doenças ) . 
Reforma da Capital 
Paralelamente a essa grave situação social , era desejo dos primeiros governos repúblicanos transformar o Rio de Janeiro na "capital do progresso " uma espécie de cartão postal que mostrasse ao país e ao mundo  " novo tempo " trazido pela República .
Campanha de Vacinação
O governo federal concetrou quase todas as suas atenções e recursos na reforma da capita. O combate ás epidemias locais foi também um de seus principais objetivos . Nesse contexto é que o médico sanitarista Oswaldo Cruz, diretor da saúde pública, conveceu o presidente a decretar a lei da vacinação obrigatória contra a varíola. 
Explosão popular 
O descontentamento das pessoas afetadas pela demolição dos cortiços , a impopularidade do governo e a obrigatoriedade da vacinação  de 1904 , uma grande revolta popular nas ruas do Rio de Janeiro . 
* Revolta da Chibatada (1910)
Seis anos depois da revolta da vacina, em 22 de novembro de 1910 , explodiu outra insurreição no Rio de Janeiro : aproximadamente liderado pelo marinheiro pão cândido, rebelaram-se contra os castigos físicos que recebiam nessa instituição dando inicio do episódio que ficou conhecido como Revolta da chibatada.
Chibatada 
No inicio do século XX, a marinha brasileira do Brasil ainda mantinha em seu código disciplinar que remontavam aos séculos XVIII e XIX. Entre elas estava a punição dos marinheiros, por faltas graves, com 25 chibatadas. Essa punição era aplicada na presença dos demais companheiros, obrigados a assistir ao açoite dos faltosos. 
Explosão da Revolta 
Quando o encouraçado chegou á Baía de Guanabara, sua tripulação amotinou-se. Primeiro, os revoltosos tomaram o comando do Minas Gerais, sendo em seguida, acompanhados pelos marujos dos encouraçados São Paulo, Bahia e Deodoro , que também assumiram o controle de seus respectivos navios. 
Reações do Governo
Sob a mira dos canhões e após alguns disparos o governo respondeu , depois de quatro dias de muita tensão , que atenderia a todos as exigências dos marujos .
Tenentismo (1922-1926)
O movimento tenentista pretendia conquistar o poder pela luta armada e promover reformar na primeira república. 
Revolta do forte de Copacabana (1922)
A primeira revolta é tenentista teve inicio em 5 de julho de 1922, no forte de copocabana , que contara com uma tropa de aproximadamente 300 homens .
Revolta de 1924
Dois anos depois da revolta do forte de copocabana, ocorreram do forte de copocabana, ocorreram novas rebeliões tenentistas em regiões como Rio Grande do Sul e São Paulo .
Coluna Prestes (1924-1926)
As revoltas tenentistas de São Paulo e do Rio Grande do Sul uniram-se em Foz do Iguaçu, no paraná. Durante mais de dois anos (de 1924 e 1926) a coluna prestes percorreu 24 mil quilômetros, através de 12 estados brasileiros.
MODERNISMO
Afirmação da Cultura Brasileira 
O ano de 1922 foi marcado por importantes acontecimentos politicos no cenário nacional, como a primeira revolta dos tenentes e a fundação do partido comunistas brasileiro.
Semana de Arte Moderna 
O movimento modernista teve como marco inicial a semana de Arte moderna , realizada  na cidade de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. 
Propósitos Modernistas 
 Um dos principais objetivos do movimento modernistas era reagir criticamente contra os padrões considerados arcaicos de nossa arte (pintura,  escultura, leitura, e a invasão  cultural estrangeira, que despersonalizava a expressão artistica no brasil .

(Bibliografia: 
COTRIM, Gilberto. História Global, Brasil e Geral. São Paulo, Saraiva, 2010).

Um comentário:

  1. Ficou razoável ... poderia ter feito mais pesquisa, organizado melhor os tópicos, outras fontes além do Cotrim. Mesmo assim, por ter se baseado em um autor com bibliografia já merece meus parabéns!!.

    ResponderExcluir